1 –  O que é uma Incubadora de Empresas?

É uma estrutura especialmente montada para apoiar ideias, negócios e empresas iniciantes, oferecendo espaço físico, suporte gerencial e técnico, durante as etapas de desenvolvimento do negócio.  No caso da Farol, buscamos ainda oferecer apoio diferenciado para negócios de impacto social.

 

2 –  Qual é o público alvo da Farol?

Estudantes, cientistas, empreendedores, empresas que desejem desenvolver novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia e inovação.

 

3 – Quem não tem ainda empresa formada ou um plano de negócios, pode se candidatar a uma vaga na Incubadora?

Sim.  Para os empreendedores que necessitam desenvolver melhor o produto/ideia para iniciar a empresa, nós oferecemos um programa especial, chamado de PRÉ-INCUBAÇÃO.  Nele, oferecemos um local de trabalho para o desenvolvimento do projeto, treinamentos e consultorias que visam preparar o empreendedor para a definição do Plano de Negócio, a captação inicial de recursos, além de orientá-lo sobre aspectos legais, contábeis e administrativos.

 

4 – As incubadoras recebem empresas de todos os tipos?

As incubadoras de base mista, como a nossa, recebem empresas de base tecnológica, responsáveis por algum tipo de inovação em produtos, processos, componentes ou acessórios; e empresas de base tradicional, que se enquadram nos demais aspectos mercadológicos.  Apenas empresas de comércio puro (compra para revenda) não podem ser apoiadas pela Farol.

 

5 – Quais as vantagens em ser uma empresa incubada?

Ter um projeto incubado significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça fortalecido no mercado.  Segundo dados da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), 93% das empresas que passam pelo processo de Incubação obtém sucesso no mercado. Além da infraestrutura oferecida, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados, que aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva.

 

6- Como participar dos Programas de Incubação de Empresas?

Para cada um de nossos programas, é necessário participar de um processo seletivo onde os candidatos devem apresentar um projeto resumido do empreendimento que seja inovador e empreendedor. As propostas recebidas são avaliadas através de formulário padronizado, que contempla critérios específicos para cada um dos 5 eixos (Empreendedor, Tecnologia, Capital, Mercado e Gestão). Cada proposta é avaliada por três profissionais distintos, sendo que pelo menos dois deles são especialistas externos à incubadora. As avaliações são feitas à distância e o formulário é devolvido à incubadora, por e-mail, devidamente preenchido pelo avaliador, com as notas atribuídas, a nota final (média ponderada) e o parecer (favorável à Incubação, favorável à Pré-Incubação ou reprovado). Caso o empreendedor tenha informado no campo 5.4 do PRE que o produto/serviço está pronto para ser comercializado, é agendada uma entrevista com a equipe de gestão da incubadora para confirmação desta informação, sendo preenchido o formulário de “Consolidação de Avaliação do Projeto”. A decisão final é tomada com base nos pareceres emitidos, devendo haver pelo menos dois pareceres iguais e observando-se o resultado da eventual entrevista supracitada. Caso isto não aconteça, um consenso deverá ser buscado entre os avaliadores envolvidos, registrado pela equipe de gestão da incubadora no próprio formulário de “Consolidação de Avaliação do Projeto” e retornada aos avaliadores via e-mail. O resultado final é registrado no mesmo formulário de “Consolidação de Avaliação do Projeto” e é divulgado ao candidato dentro do prazo máximo de 30 dias da data de envio do PRE, via e-mail. Após a divulgação do resultado final, a planilha “Gestão Farol”, aba “Gestão de Propostas” é atualizada. Todas as informações sobre o processo seletivo e os modelos de proposta a serem encaminhados podem ser acessados em nosso site, no link Edital.

 

7 – Uma empresa incubada tem isenção ou benefícios tributários?

Não. Uma empresa incubada deve pagar todos os tributos devidos por uma empresa não apoiada por uma Incubadora.

 

8 – O que é uma empresa graduada?

É a empresa que já passou pelas fases de pré-incubação e incubação e está pronta para enfrentar a realidade de mercado contando com seus próprios recursos. A tomada de decisão para graduação leva em consideração as informações geradas pelo processo-chave de Monitoramento, que tem como nota máxima 5. A empresa está apta para graduação quando atinge a nota média mínima de 3,75 em cada um dos eixos e ao menos a nota 4 no seguinte aspecto monitorado no Eixo Capital: “o faturamento da empresa é crescente e ela possui reservas de capital suficientes para honrar com os compromissos em caso de eventuais quedas de receita”.

Para graduar, a empresa deve ainda, estar com o seu Plano de Negócio Dinâmico devidamente preenchido e atualizado para esta mudança de status.

Quando a empresa atinge os requisitos citados, a equipe de gestão aplica a ela o formulário “Check-list de Graduação” e, na sequência, realiza uma reunião interna para avaliação qualitativa do desenvolvimento do negócio, bem como do desenvolvimento dos empreendedores (sócios), assegurando-se de que o empreendimento está pronto para atuar fora do processo de incubação. Esta avaliação qualitativa pode contar também com a presença de consultores que atenderam à empresa em questão e é registrada no formulário “Definição de Graduação”.

Chegando-se à definição de que a empresa será graduada, a equipe de gestão organiza um evento onde, em determinado momento, realiza a entrega do certificado de graduação.

 

10 – Como são formadas as incubadoras de empresas?

Geralmente, através de convênios ou termos de cooperação firmados entre instituições comprometidas com o desenvolvimento da região como, universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, empresas, associações de classe.

 

11 – Posso visitar a Incubadora?

Sim. É importante que você conheça este ambiente que é um canal aberto com universidades, centro de pesquisas, empresas e clientes. Um espaço para trabalhar, desenvolver e conquistar o mercado. Para agendar sua visita faça contato com a Incubadora pelo telefone (34) 3814-4700 ou por meio do e-mail contato@farolincubadora.com.br