Blog

Farol Incubadora realiza oitava edição do Submarino

por Farol Incubadora

Postado em sexta-feira, 21 setembro, 2018



A Farol Incubadora de Empresas, realizou nesta quinta (20),  no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), a oitava edição do evento Submarino.

Nesta edição, o evento contou com a presença de Bruno Vieira, CEO da empresa Craft Comic Books e do empreendedor Lélis Felix, CEO da empresa Triângulo Notícias.

O Submarino nasceu para atender uma série de demandas da Farol Incubadora em relação à sensibilização e prospecção dos empresários, bem como à qualificação de potenciais empreendedores.

Os principais objetivos do programa são a identificação de bons negócios, bem como o auxílio na modelagem destes para gerar maior engajamento dos projetos que ingressarão na Farol Incubadora e no oCEANo e o fortalecimento da Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e  Inovação Aplicados do UNIPAM (TTEIA).

Acesse as redes sociais da Farol Incubadora e fique por dentro dos próximos eventos: Instagram/Facebook: @farolincubadora.


Farol Incubadora realiza sétima edição do Submarino

por Farol Incubadora

Postado em segunda-feira, 27 agosto, 2018



A Farol Incubadora de Empresas realizou neste sábado (25), a sétimacápsula de conhecimento do Submarino. O evento aconteceu no oCEANo, com o intuito de sensibilizar e qualificar empreendedores.

Nesta edição, o evento contou com o palestrante Lucas Soares, CEO da empresa Cumpa Country. O Submarino nasceu para atender uma série de demandas da Farol Incubadora em relação à sensibilização e prospecção dos empresários, bem como à qualificação de potenciais empreendedores. Os principais objetivos do programa são a identificação de bons negócios, bem como o auxílio na modelagem destes para gerar maior engajamento dos projetos que ingressarão na Farol Incubadora e no oCEANo e o fortalecimento da TTEIA (Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e  Inovação Aplicados do Unipam).

Fique ligado em nossas redes sociais para ficar por dentro dos próximos eventos!

Instagram/Facebook: @farolincubadora

 


Impacto Social: Farol Incubadora promove o Fórum de Finanças Sociais, Angels Summit

por Farol Incubadora

Postado em sexta-feira, 10 agosto, 2018



A Farol Incubadora de Empresas dentre suas estratégias, apoia empreendedores ligados à Agenda de Negócios de Impacto Social.

Em sua primeira edição, o Angels Summit, visa fomentar o empreendedorismo social em Patos de Minas e região por meio de diversas ações de sensibilização e capacitação: palestras, workshops e oficinas.

O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 16 de agosto no Unipam e abordará os temas: Empreendedorismo social e apoio ao empreendedor de impacto;  Engajamento de grandes empresas na temática; Negócios periféricos e empreendedores da base da pirâmide; Modelos de negócios para resolução de problemas sociais e ambientais e Tese da Mudança.

O Angels Summit contará com inúmeros profissionais qualificados em impacto social e ambiental, dentre eles, Ronaldo Tenório, Fundador e CEO da Hand Talk; Welson Alves, co-empreendedor do Movimento Choice; Raquel Sansão, que faz parte da rede de embaixadores do Movimento Choice, onde também apoia na área de comunicação e marketingLucas Harada, Consultor no Sense-Lab e Maurício Turra Ponte, coordenador ESPM Social Business Centre.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. As inscrições são realizadas pelo Unieventos (unieventos.unipam.edu.br). Fique ligado em nossas redes sociais para mais informações!

Venha promover no mundo a transformação que você quer ver nele!

Redes Sociais:

Facebook: FarolIncubadora

Instagram: @farolincubadora

 


Angels Summit: Transformando problemas sociais e ambientais em negócios de impacto social.

por Farol Incubadora

Postado em sexta-feira, 27 julho, 2018



Tem interesse em saber como criar uma empresa de impacto social e como ela pode se sustentar no mercado? O Angels Summit é feito para você!

Em sua primeira edição, o Angels Summit é um evento que visa fomentar o empreendedorismo social em Patos de Minas e região por meio de palestras e oficinas. Contando com inúmeros profissionais qualificados em impacto social, em poucos dias você pode mudar a sua percepção em relação ao empreendedorismo social e quem sabe criar o seu próprio negócio!

O evento acontecerá entre os dias 13 e 15 de agosto no Unipam e contará com os temas:

  • Empreendedorismo social e apoio ao empreendedor de impacto;
  • Engajamento de grandes empresas na temática;
  • Negócios periféricos e empreendedores da base da pirâmide;
  • Modelos de negócios para resolução de problemas sociais e ambientais;
  • Tese da Mudança.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Fique ligado em nossas redes sociais para mais informações! Venha promover no mundo a transformação que você quer ver nele!


Conheça a 4ª ODS!

por Farol Incubadora

Postado em terça-feira, 17 julho, 2018



Objetivos: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos:

– Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

-Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário

– Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade

– Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

-Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade

– Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática

– Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

– Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos

– Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento

– Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento


Farol Incubadora realiza quinta cápsula de conhecimento do Submarino

por Farol Incubadora

Postado em segunda-feira, 2 julho, 2018



A Farol Incubadora de Empresas realizou neste sábado (30), a quinta cápsula de conhecimento do Submarino. O evento aconteceu no oCEANo, com o intuito de sensibilizar e qualificar empreendedores.

Nesta edição, o evento contou com os palestrantes Carlos Eduardo, CEO da empresa Reaver e Charles de Freitas, CEO da empresa UX Soluções. O Submarino nasceu para atender uma série de demandas da Farol Incubadora em relação à sensibilização e prospecção dos empresários, bem como à qualificação de potenciais empreendedores. Os principais objetivos do programa são a identificação de bons negócios, bem como o auxílio na modelagem destes para gerar maior engajamento dos projetos que ingressarão na Farol Incubadora e no oCEANo e o fortalecimento da TTEIA (Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e  Inovação Aplicados do Unipam).

Fique ligado em nossas redes sociais para ficar por dentro dos próximos eventos!

Instagram/Facebook: @farolincubadora

 


Farol Incubadora participa da final do Programa de Aceleração e Incubação de Negócios de Impacto Social

por Farol Incubadora

Postado em quinta-feira, 7 junho, 2018



A Farol Incubadora, representada pela gerente Lílian de Cássia Oliveira participou ontem (06) da Banca do Desafio de Aceleração e Incubação de Negócios de Impacto Social. A banca contou também com a presença de Gideão Claro, representante do Parque Tecnológico de Itaipu, Ruth de Mello, representante da PUC – Rio, Felipe Alves, representante da Artemisa e Aline Alvarenga, representante da Telefônica.

Este desafio faz parte da escolha das quatro incubadoras brasileiras que receberão um prêmio de R$10 mil cada para desenvolver seus programas de impacto social, além de mentoria dos associados do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e vouchers do Sebrae para os negócios de impacto apoiados por eles. Três das quatro incubadoras finalistas da Região Sudeste na 3ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto são mineiras. A incubadora do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF (Critt UFJF), a Farol Incubadora de Empresas e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Montes Claros (Inemontes) estão entre as 10 finalistas nacionais.

A 3ª edição do programa teve 40 inscrições, com representantes de 12 estados de quatro regiões do país. Na última etapa, as incubadoras apresentaram seus planos para um comitê que selecionaram as quatro melhores incubadoras: uma de cada região do país.

 


Conheça a terceira ODS!

por Farol Incubadora

Postado em segunda-feira, 4 junho, 2018



O objetivo da terceira ODS é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. Para isso, tem-se como objetivos específicos:

 Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos

– Até 2030, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos

 Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis

 Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar

 Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool

 Até 2020, reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas

– Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais

– Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos

– Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo

– Fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco em todos os países, conforme apropriado

– Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis, de acordo com a Declaração de Doha, que afirma o direito dos países em desenvolvimento de utilizarem plenamente as disposições do acordo TRIPS sobre flexibilidades para proteger a saúde pública e, em particular, proporcionar o acesso a medicamentos para todos

– Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento e formação, e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento

– Reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde


Farol Incubadora realiza quarta edição do Submarino

por Farol Incubadora

Postado em segunda-feira, 21 maio, 2018



A Farol Incubadora de Empresas realizou neste sábado (19), a quarta cápsula de conhecimento do Submarino. O evento aconteceu na sala invertida do bloco Alfa do Unipam, com o intuito de sensibilizar e qualificar empreendedores.

Nesta edição, o evento contou com os palestrantes Felipe Alvarenga, CEO da empresa NerdProject e Bruno Vieira, CEO da empresa Craft Comic Books. O Submarino promoveu ainda, um treinamento para instituições filantrópicas, onde os alunos de Administração e Publicidade e Propaganda ajudam as instituições patenses a desenvolverem projetos e planos de ações para geração de receita, visando menor dependência de doações.

O Submarino nasceu para atender uma série de demandas da Farol Incubadora em relação à sensibilização e prospecção dos empresários, bem como à qualificação de potenciais empreendedores. Os principais objetivos do programa são a identificação de bons negócios, bem como o auxílio na modelagem destes para gerar maior engajamento dos projetos que ingressarão na Farol Incubadora e no oCEANo e o fortalecimento da TTEIA (Trilha de Tecnologia, Empreendedorismo e  Inovação Aplicados do Unipam).

Fique ligado em nossas redes sociais para ficar por dentro dos próximos eventos!

Instagram/Facebook: @farolincubadora


Conheça a segunda ODS: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”

por Farol Incubadora

Postado em sexta-feira, 18 maio, 2018



Conheça os objetivos da segunda ODS da Agenda 2030:

– Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano;

– Até 2030, acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre nanismo e caquexia em crianças menores de cinco anos de idade, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas;

– Até 2030, dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres, povos indígenas, agricultores familiares, pastores e pescadores, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola;

– Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo;

– Até 2020, manter a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e suas respectivas espécies selvagens, inclusive por meio de bancos de sementes e plantas diversificados e bem geridos em nível nacional, regional e internacional, e garantir o acesso e a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados, como acordado internacionalmente.

  • Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação internacional, em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia, e os bancos de genes de plantas e animais, para aumentar a capacidade de produção agrícola nos países em desenvolvimento, em particular nos países menos desenvolvidos
  • Corrigir e prevenir as restrições ao comércio e distorções nos mercados agrícolas mundiais, incluindo a eliminação paralela de todas as formas de subsídios à exportação e todas as medidas de exportação com efeito equivalente, de acordo com o mandato da Rodada de Desenvolvimento de Doha
  • Adotar medidas para garantir o funcionamento adequado dos mercados de commodities de alimentos e seus derivados, e facilitar o acesso oportuno à informação de mercado, inclusive sobre as reservas de alimentos, a fim de ajudar a limitar a volatilidade extrema dos preços dos alimentos

Você também pode fazer a sua parte para mudar o mundo! Vamos juntos nessa jornada!