A nova série da Netflix tem muito a nos ensinar sobre estratégia e vale a pena entender esses aspectos
1 – Planejamento
Para fazer algo bem feito, a partir do momento que você planeja com antecedência todas as etapas, as chances de dar certo aumentam bastante. É você ter um objetivo e traçar os passos para que realmente consiga alcançá-lo. Na série, todos ali sabiam exatamente o que era para ser feito e quando ser feito.
2 – Antecipação
No próprio planejamento, a partir do momento que você estuda todas as variáveis, ou seja, desenvolve fluxos sobre acontecimentos, você antecipa problemas ou soluciona situações. É o fato de que a ação A pode gerar a consequência B, C ou até D. Saber o que irá fazer em qualquer uma dessas consequências, resulta em uma melhorar formatação. No caso da série, os assaltantes estão sempre um passo a frente da polícia. Mesmo com alguns imprevisto que acontecem durante o roubo, de certa forma, eles estudaram várias situações do que a polícia faria. E estavam preparados para elas (pelo menos até o momento que assisti a série).
3 – Ter uma equipe complementar
Quando você une pessoas de características talentos complementares, você tem uma capacitação maior para realizar um trabalho bem feito. No meio das startups, por exemplo, sempre indicamos que busque sócios que complementem suas habilidades e não que façam exatamente o que você já faz. Na série, Cada integrante da equipe possui funções bem específicas dentro do roubo e isso faz muita diferença. A equipe foi montada e escolhida pelo “professor”, para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Naturalmente, quando falamos de pessoas, existem algumas peças que acabam não trazendo tanto resultado quanto esperado e isso é um dos pontos de emoção na “La Casa de Papel”.
4 – Conheça bem seus inimigos (seus concorrentes)
Uma frase marcante de Sun Tzu: “Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas”. Essa é uma premissa importante até no mundos de negócios. Se você conhece seus concorrentes, saberá o que eles fazem e saberá como se diferenciar deles para o seu público. Na série, o professor conhece muito bem todos os funcionários do banco, assim como busca aproximação com a polícia, a pessoa com quem está negociando, enfim, ele entende o que se passa na cabeça deles e consegue planejar seus próximos passos e falas.
5 – Essa é com você
Você assistiu a série e viu alguma lição de estratégia? Então compartilha nos comentários o que você achou. Será muito interessante ver a sua análise também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *